APLICATIVOS WV/FORD
FIC EEC-IV EFI-MULTIPONTO.
FORD
Escort
Royale
Verona
VW
Gol
Logus
Pointer
SantanaParati
Quantum
Este sistema é digital com 4 Válvulas de combustível para todos cilindros.(MULTIPONTO) Este sistema conta com um computador digital que determina a quantidade de ar pelo motor em função da rotação e da densidade do ar, calculada pela pressão absoluta e temperatura do ar .Corpo de borboleta substitui o carburador tradicional .Possui uma única válvula injetora (MONOPONTO) fica no corpo da borboleta fixado no coletor de admissão .Possui um computador central chamado centralina que recebe a analisa informações vinda de vários sensores distribuídos pelo carro, processa e retorna o comando de controle de diversos atudores, isto mantem o motor funcionando em ótimas condições de consumo e poluentes, adequando a mistura ar combustível etc.... Este sistema não possui auto diagnose: Quando por ventura apresentar defeitos em algum sensor ou atuador . Os defeitos apresentados ficam armazenados na memória da centralina para posterior verificação com equipamentos adequados tais como SCANNERS, ou pelo código de falhas . Este sistema de injeção possui atualização de parâmetros, permitido a correção automática dos principais parâmetros tais como avanço, marcha lenta, tempo de injeção etc... Devido á vários fatores como , envelhecimento do motor, quantidade de combustível etc... |
A centralina utiliza as seguintes leituras:
Temperatura da águaPressão do coletor de admissão Sonda lambda Temperatura do ar Velocidade do veiculo Rotação do motor -através do sinal do distribuidor Posição da borboleta do acelerador. Interruptor do ar condicionado . Interruptor da pressão da direção hidráulica. A centralina é coração do sistema. É um computador que controla : 1-Bomba de combustível 2-Relé para plena potência só com veículo com ar condicionado 3-Sonda lambda 4-Marcha , através do motor de passo 5-Válvula de canister 6-Ignição e ângulo de avanço da faisca Se a centralina falhar , a quantidade de combustível injetado e o avanço da ignição passam a ser controlados pela OPERAÇÃO DE EMERGENCIA , que permitira que o veículo seja conduzido até a oficina . Se um dos sensores falhar , a centralina assume valores e padrões que se encontram armazenado como parte da OPERAÇÃO DE EMERGENCIA. Para saber se o veiculo estiver em operação de emergência , basta notar se a bomba de combustível fica ligada continuamente com a chave e motor desligado . |
Este sistema possui dois tipos de teste para achar o código de falhas.TESTE ESTÁTICO (motor desligado) TESTE DINÂMICO (motor ligado ) No teste estático existem dois testes os dos defeitos presentes e dos defeitos passados. Obs.Neste mesmo capitulo vamos verificar como se faz estes testes e a lesta do códigos de falhas > |
O código de falha pode ser obtidos com o uso de uma lâmpada adequada, corretamente ligada ao conector de diagnósticos chamado (ALDL) mostrados nas gravuras acima e abaixo .Os códigos de falhas são emitidos através de piscadas da lâmpada , enviando um código de cada vez e do menor para o maior . Todos os códigos de falhas são de dois dígitos pôr exemplo (21,13).Assim para cada código a lâmpada dá o primeiro digito depois o segundo .Cada digito é representado pelo numero de piscadas da lâmpada, na quantidade equivalente ao digito - pôr exemplo o digito 3 é representado pôr três piscadas da lâmpada. As piscadas de cada digito são piscadas rápidas cerca de meio segundo cada piscada , com um intervalo de meio segundo entre cada uma .Entre um digito e outro há uma curta pausa de 2 segundos e entre um código e outro há uma pausa de 4 segundos . Após emitir todos os códigos há uma pausa depois repete tudo novamente mais uma vez |
Relés do Logus, Pointer, Escort e Verona
Localização dos Relés do GOL e PARATI
Localização dos Fusiveis do GOL e PARATI
Localização de Relés e Fusiveis do Santana, Quantum, Versailles, Royale.
Lista do Código de FalhasComo testar estático defeitos atuais -KOEO.
11
| Sistema OK. | Teste dinâmico |
15
| Falha na centralina | Alimentação da centralina |
19
| Sem corrente no terminal 26 | Alimentação da centralina |
21
| Temperatura da água fora do normal . | Sensor da temperatura da água |
22
| Pressão no coletor fora das medidas. | Sensor da pressão do coletor ,alimentação da centralina |
23
| Posição da borboleta fora da faixa | Sensor da borboleta, alimentação da centralina |
24
| Temperatura do ar fora das medidas | Sensor da temperatura do ar |
51
| Temperatura da água acima das medidas | Sensor da temperatura da água |
53
| Sinal da borboleta abaixo das medidas | Sensor da borboleta , alimentação da centralina |
54
| Temperatura do ar abaixo das medidas. | Sensor de temperatura do ar |
61
| Temperatura da água acima das medidas | Sensor da temperatura da água |
63
| Sinal da borboleta abaixo das medidas | Sensor da posição da borboleta |
64
| Temperatura do ar acima das medidas | Sensor da temperatura do ar |
85
| Falha do sistema de canister | Válvula de canister |
87
| Falha no circuito da bomba | Relé da bomba , bomba. |
95
| Circuito da bomba aberto, terra. | Relé da bomba ,bomba |
96
| Circuito da bomba aberto bateria | Relé da bomba ,bomba |
Teste estático defeitos passados -KAM
Código
|
Falhas
| Como testar ver neste mesmo capitulo |
11
| Sistema OK. | Dinâmico |
14
| Falta de pulso | Ver sistema de ignição e alimentação da central. |
15
| Centralina com falha | Alimentação da centralina. |
18
| Circuito da ignição aberto | Testar sistema da ignição e alimentação da central |
22
| Pressão no coletor de admissão fora das medidas | Testar sensor do celetor de admissão |
29
| Sensor do velocímetro com falha | Testar sensor do velocímetro |
41
| Sonda lambda permanece aberta | Testar sonda lambda alimentação da centralina |
51
| Temperatura da água abaixo da média | Testar sensor da temperatura da água |
53
| Sinal da borboleta acima da média | Testar sensor da borboleta |
61
| Temperatura da água abaixo da média . | Testar sensor da temperatura do ar |
54
| Temperatura do ar acima da média | Testar sensor da temperatura da água |
63
| Sinal da borboleta abaixo da média | Testar sensor da borboleta |
64
| Temperatura do ar cima da média | Testar sensor da temperatura do ar |
87
| Falha da bomba de combustível | Testar relé da bomba |
95&96
| Circuito da bomba aberto terra o segundo bateria | Testar relé da bomba |
Os nove passos para realizar o teste estático-motor desligado
1-Ligar a ignição sem dar a partida.2-Ligar a lâmpada de prova de diagnósticos no terminal; 17 e no positivo da bateria . 3-Fazer um JUMP entre o terminal 48 e o 46 do conector de diagnósticos - neste instante a lâmpada dará uma piscada isolada , indicando que a emissão dos códigos de defeito da memória presente vai se iniciar dentro de alguns segundos. 4-Decorridos alguns segundos da primeira piscada a centralina vai mandar a seqüência dos códigos de defeitos de alguns segundos. 5-A centralina repete a seqüência de códigos mais uma vez. 6-Após a segunda vez, a centralina dará uma pausa de nove segundos e emitirá uma piscada isolada , indicando que a emissão dos códigos de defeitos da memória passada vai se iniciar dentro de 5 segundos. 7-Passados cinco segundos a centralina começa a emitir seqüência dos códigos de defeito da memória passada. 8-A centralina repete a seqüência de códigos de defeitos mais uma vez, e finaliza o teste estática. 9-Após corrigir todos defeitos é importante que a memória de defeitos passados seja apagada. Para apaga-la , basta iniciar o teste estático novamente e assim que a lâmpada piscar pela primeira vez , retire o jump entre os terminais 46 & 48. Neste momento a memória será apagada. |
Código
|
Falhas
| Como testar ver neste mesmo capitulo. |
11
| Sem falhas | Testar motor de passo, alimentação da centralina . |
12
| Corretor de marcha lenta não diminui RPM. | Testar motor de passo, alimentação da centralina . |
13
| Corretor de marcha lenta não aumenta RPM. | Testar motor de passo, alimentação da centralina . |
18
| Circuito da ignição aberto | Testar distribuidor, sistema de ignição, transformador alimentação da centralina. |
21
| Temperatura da água fora da medidas. | Testar sensor de temperatura da água . |
22
| Pressão do coletor fora das medidas | Testar sensor de pressão do coletor. |
23
| Posição da borboleta fora de faixa. | Testar sensor da borboleta, alimentação da centralina. |
24
| Temperatura do ar fora das medidas. | Testar sensor da temperatura do ar . |
41
| Mistura rica indicada pela sonda lambda. | Testar sonda lambda e alimentação da centralina. |
42
| Mistura pobre indicada pela sonda lambda. | |
55
| Falta de alimentação na centralina. | Testar alimentação da centralina |
72
| Insuficiência na desaceleração | Testar sensor de pressão do coletor |
73
| Insuficiência na aceleração | Testar o sensor da borboleta |
77
| Não executa | Testar o sensor da borboleta, repetir teste dinâmico. |
98
| Sistema de emergência | Repetir teste estático. |
Os sete passos realizador o teste dinâmico - Motor funcionando
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Teste Rápidos Quando Motor não Funciona
Os cinco passos a seguir.
1-Verifique se há centelha durante a partida com um centelhador faça o teste para todos cilindros.2-Verifique se as válvulas injetora está injetando combustível. 3-Se houver centelha e não houver injeção. Testar o sistema de injeção de combustivel 4-Se não houver centelha e houver injeção. Testar o sistema de ignição. 5-Se não houver centelha nem injeção - Testar relés, distribuidor, fuziveis, fiação e conecções. |
Este é um sistema de ignição mapeada , com distribuição de tensão de ignição por distribuidor. No sistema FIC EEC IV , a ignição e o tempo de injeção são controlados pelo mesmo processador da centralina .O ângulo de permanência e o avanço da ignição pré determinados pelo processador que utiliza os seguintes referenciais Rotação do motor Pressão no coletor de admissão Sonda lambda Posição da borboleta. Temperatura do ar .Temperatura da água |
Busca de Falha pelo Sintoma
Falha
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Causas
| Soluções |
Motor de partida vira mas não pega |
| Ver roteiro de como testar mesmo capitulo. |
Marcha lenta elevada |
| Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor falha na lenta |
| Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Marcha lenta irregular |
| Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor difícil de pegar |
| Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Consumo elevado de combustivel |
| Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Baixa potência do motor |
| Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Medidas do Sistema FIC-EEC-IV multipontoBobinas de ignição
Resistência do enrolamento primário 1,0 + ou - o,2 W |
Faixa de freqüência de operação 80,9 a 162,4HZ |
Tensão de alimentação 5 V + ou - 5% |
Resistência do rolamento 40 a 90 W |
Resistência do enrolamento 18,0 + ou - 1,0 W |
Resistência do enrolamento 13 + ou - 1 W |
Tensão de alimentação 5v + ou _- 5 % |
Resistência a temperatura ambiente 60 KW + ou - 5KW |
Tensão de alimentação 5V + ou - 5 % |
Resistência a temperatura motor quente 3,8 KW + ou - 2,1KW |
Tensão de alimentação 5V + ou - 5 % |
Resistência á temperatura motor frio 10° a 50° C 60KW a 11 KW |
Resistência á temperatura motor quente 80° a 100° C 3,8KW a 2,1 KW |
Velas de ignição
Torque de aperto : 25 Nm Folga entre eletrodos :0,6 a 0,8 mm |
Gasolina NGK - BPR 5 EX BOSCH - WR 8 LDC |
Álcool NGK - BPR 5 EX BOSCH - WR 8 LDC |
ESQUEMA ELÉTRICO
1-) Como testar a alimentação da unidade central chamada CFI ou centralina
Como funciona
A centralina tem seu fornecimento de corrente feito pelo relé da injeção, que é acionado pela chave de ignição . Ao ligar a chave de ignição, o relé do sistema de injeção liga o positivo da bateria aos pinos 37 e 57 da centralina. A ligação do negativo é feito pêlos pinos 16 20, 40 e 60 da centralina . Alem destas ligações a centralina recebe corrente permanente através do pino 1, para manter as informaçõe Da memória de manutenção .
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TESTANDO
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1-Com a ignição desligada, coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 1 do conector da centralina fio (verde) >deve apresentar positivo (+) . |
2- Com a ignição ligada e motor parado, coloque a PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 37, 57 do conector da centralina fios (preto) > devem apresentar positivo (+). |
3- Com a ignição ligada e o motor parado, coloque a PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 16,20,40 e 60 do conector da centralina > devem apresentar negativo (-). |
2-) Como testar a unidade de comando da ignição
TESTANDO
|
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 4 da centralina de ignição fio (preto) > positivo (+). |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 6 da central de ignição fio (marrom) > negativo (-) |
3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 3 da central de ignição > positivo (+). |
4-Ignição ligada motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 11 da central de ignição fio ( verde/preto) . Acione o motor de partida > o led verde (-) deve ficar oscilando durante o funcionamento do motor. |
5-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 2 da central de ignição fio (azul/vermelho ). Acione o motor de partida > o led verde (-) deve oscilando durante o funcionamento do motor. |
6-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 5 da central de ignição. Acione o motor de partida > o led verde (-) deve ficar oscilando durante a partida. |
3-) Como testar somda lambda.
TESTANDO
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1- Coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 8 fio (preto/vermelho) de a partida no motor > durante a partida deve ser positivo (+) e com o motor funcionando também . |
2-Coloque a MULTITESTE DIGITAL no fio ligado ao terminal 29 fio (marrom/branco) coloque no modo voltímetro , dê partida no motor e espere aquecer o moto; acelere o motor varias vezes e leia > Tensão deve oscilar entre 0,2 e 0,8 Volts. |
3-Coloque a PONTA DE PROVA no fio que vai até o pino 60 fio (marrom) > negativo (-) |
4-PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 49 fio (marrom/branco) > negativo (-). |
5 - Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência nos terminais que devera ser de 4,8 a 7,2 W . |
TESTANDO
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1- Com a chave ligada motor parado coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 46 fio (marrom) do sensor > deve ter massa (-) |
2-Com a chave ligada motor parado coloque o MULTITESTE DIGITAL com ponta verde no modo voltímetro no fio ligado ao pino 7 fio ( marrom/vermelho) do sensor > deve estar de acordo com os dados abaixo . A temperatura de (motor quente ) fica entre 80 e 90 graus. |
Temperatura graus | 100 | 90 | 80 | 70 | 60 | 50 | 40 | 30 | 20 | 10 |
Tensão Volts | 0,5 | 0,6 | 0,8 | 1,0 | 1,3 | 1,7 | 2,1 | 2,6 | 3,1 | 3,5 |
Resistência KW | 0,21 | 0,28 | 0,38 | 0,54 | 0,77 | 11,00 | 16,20 | 24,30 | 37,30 | 58,70 |
TESTANDO
|
1- Com a chave ligada motor parado coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 46 fio (marrom) do sensor > deve ter massa (-) |
2-Com a chave ligada motor parado coloque o MULTITESTE DIGITAL com ponta verde no modo voltímetro no fio ligado ao pino 25 fio ( marrom/amarelo) do sensor > deve estar de acordo com os dados abaixo. A temperatura de (motor quente ) fica entre 30 e 50 graus. |
Temperatura graus | 100 | 90 | 80 | 70 | 60 | 50 | 40 | 30 | 20 | 10 |
Tensão Volts | 0,5 | 0,6 | 0,8 | 1,0 | 1,3 | 1,7 | 2,1 | 2,6 | 3,1 | 3,5 |
Resistência KW | 0,21 | 0,28 | 0,38 | 0,54 | 0,77 | 11,00 | 16,20 | 24,30 | 37,30 | 58,70 |
Este sensor esta localizado no corpo da borboleta . Este sensor recebe 05 Volts de tensão do terminal 26 fio marrom e preto . O terminal 46 fio marrom é o terra . O terminal 47 fio marrom /verde retorna uma voltagem que varia de 0,5 Volts na marcha lenta e vai até 5,0 Volts na borboleta totalmente aberta. |
TESTANDO
|
1- Com a chave ligada motor parado coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 46 fio (marrom) do sensor > deve ter massa (-) |
2-Com a chave ligada motor parado coloque o MULTITESTE DIGITAL com ponta verde no modo voltímetro no fio ligado ao pino 26 fio ( marrom/preto) ligue no modo voltímetro > deve estar de acordo com os dados abaixo e deve te aproximadamente 5 V. |
3- Com a chave ligada motor parado, coloque o MULTITESTE DIGIAL no fio ligado ao terminal 47 e ligue no modo voltímetro > deve estar de acordo com os dados na próxima . |
Posição da Borboleta
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Tensão
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Borboleta fechada | 0,5 a 1,0 Volts |
1/2 borboleta | 2 a 3 Volts |
Borboleta totalmente aberta | 4 a 5 Volts |
TESTANDO
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1- Com a chave ligada motor parado coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 37/57 fio (preto/vermelho) > deve ter massa (+) |
2- Coloque o com PONTA DE PROVA no fio ( marrom ) ligado ao terminal do sensor > de apresentar negativo (-). |
3- Coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 3 fio ( marrom /amarelo) . Levante o veículo com um macaco pelo lado esquerdo gire a roda esquerda com a mão > o led vermelho (+) deve piscar várias vezes. |
Como funciona
Este sensor fica acoplado através de uma mangueira ao coletor de admissão ele reage ás variações de pressão do coletor de admissão.Existem duas regras básicas entes de iniciar o teste . 1-Verificar o estado da mangueira.2-Testar o vácuo do coletor com motor quente com uma BOMBA de VÁCUO, as medidas devem ser entre 400 e 600 mmhg em marcha lenta . |
TESTANDO
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1- Com a chave ligada motor parado coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 46 fio (marrom) do sensor > deve ter massa (-) |
2- Coloque o MULTITESTE DIGITAL com ponta verde no modo voltímetro no fio ligado ao pino 26 fio (verde) > deve ter 5,0+ - 0,5 Volts |
3- Coloque o MULTITESTE DIGIAL no modulo de leitura RPM ( X 10 e 4 cilindros ) . Coloque a bomba de vácuo no sensor > a resposta do sensor deve estar de acordo conforme dados abaixo. OBS : Os dados poderão ter pequena diferença nos valores, dependendo da altitude local. |
Vácuo (mmhg) |
0
|
100
|
200
|
300
|
400
|
500
|
600
|
RPM X 10 |
450
|
425
|
396
|
360
|
335
|
305
|
280
|
Freqüência (HZ) |
150
|
136
|
125
|
115
|
105
|
97
|
Funcionamento da bomba esta descrito no capitulo anterior no relé da bomba porem vamos apresentar alguns testes preliminares.1-Se a bomba está funcionando. 2-Se a bomba está com a pressão adequada. 3-Se a bomba está com vazão adequada.4-Antes de começar os testes propriamente ditos verificar se tem combustível no tanque, mangueiras sem vazamentos, Filtro em boas condição e finalmente verificar a bateria . |
TESTANDO
|
Retira o conector que alimenta a bomba, coloque a PONTA DE PROVA no conector e dê partida no motor > deve apresenta positivo (+) durante a partida. |
Verifique o aterramento da bomba > Pode estar com mau contato. |
Bomba Funciona Continuamente
TESTANDO
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Testar relé da bomba de combustível> possível defeito. |
10-) Como testar a pressão da bomba de combustível.
TESTANDO
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Despressurize o sistema e instale o MANÔMETRO, com a válvula aberta , na entrada de combustível do corpo de borboleta conforme o desenho e ligue a bomba de combustível.Como ligar a bomba: faça uma ligação entre o terminal 22 do conector de diagnósticos e a massa do veículo e ligue a ignição - com a bomba ligada, leia o manômetro> deve indicar uma pressão entre 2 , 8 e 3 ,2 bar carros a (gasolina e álcool). |
Desligue a bomba, desconecte a mangueira de retorno do corpo de borboleta e coloque outra mangueira, ligada a um recipiente graduado ( deve Ter graduação mínima de 1000 em 100 ml ) com mais de um litro de capacidade. Ligue a bomba por 30 segundos com a válvula do manômetro aberta > o volume mínimo de combustível no recipiente deve ser de 500 ml (meio litro ) tanto ferramentas que testam, vazão e pressão automaticamente como as do fabricante Univer-Control. |
TESTANDO
|
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 37 fio (preto) > positivo (+) 12 Volts. |
2-PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 21 fio ( marrom/amarelo ) > Ao ligar a ignição, o led verde deve acender . Com motor funcionando em marcha lenta, os dois leds devem ficar acesos. |
3-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência do corretor que devera ser de 12W a 14W. |
como funciona
A válvula injetora recebe corrente elétrica através do relé do sistema de injeção pelos pinos 37 e 57 da.Centralina o terra da centralina pelo pino 58 para válvulas dos cilindros 1 e 4 e o pino 59 para as válvulas dos cilindros 2 e 3.É através do aterramento que a centralina comanda o tempo de abertura e fechamento da válvula injetora .
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TESTANDO
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1-Retire o conjunto do Filtro de ar, ligue a chave de ignição sem dar partida e observe a válvula injetora dentro do corpo de borboleta > não deve pingar. |
2-Coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 37/57 fio preto da válvula injetora > durante a partida deve ser positivo (+) |
3-Coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 58 e 59 fio ( marrom ) da válvula injetora e dê a partida no motor > os leds deverão piscar enquanto o motor estiver funcionando. |
4- Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência conforme tabela Abaixo. |
5- Com um MULTITESTE DIGITAL checar o tempo de Injeção que defera ser de 2,0 a 4,0 ms. |
Pinos | Isolado | Pinos 37 e 58 | Pinos 37 e 59 | Pinos 58 a 59 |
Resistência W | 17 a 19 | 8,5 a 9,5 | 8,5 a 9,5 | 17 a 19 |
TESTANDO
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MULTITESTE DIGITAL no Modo milesegundos checar o tempo de Injeção que devera ser de 2,0 a 4.0 ms em marcha lenta |
Como funciona
Esta válvula é ativada pela centralina através do terminais 35 é negativo em determinados condições de funcionamento do motor. Esta válvula recebe corrente positiva no terminal 37/57 na hora que a chave for ligada. |
TESTANDO
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1- Ligue a ignição e dê a partida no motor coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 37/57 da centralina fio (preto)> deve ter positivo (+) |
2- Ligue a ignição e dê a partida no motor coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 31 da centralina fio ( marrom /branco ) , acelere o motor várias vezes > deve apresentar negativo (-) em alguns momentos |
3- Desconecte o conector. Ligado aos terminais 31 37/57 e meça a resistência > deve ter resistência de 40 a 90 W. |
TESTANDO
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1- Coloque o centelhador de ignição e dê partida no motor > A centelha (faisca ) de ter potência normal ( mínimo 2 cm ). |
2- Ligue a ignição com motor parado, coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 4 fio ( preto ) > deve apresentar positivo (+) |
3- Coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 4 fio (verde) e acione o motor de partida > o led verde (-) deve ficar oscilando durante a partida. |
4-Checar a resistência do primário - 0,8 a 1,2 W e Secundário de 10,5 a 16,5KW. |
TESTANDO
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1- Com a chave ligada motor parado coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 16/60 fio (marrom ) > deve ter massa (-) |
2- Coloque o com PONTA DE PROVA no fio 3 da central de ignição fio (preto/vermelho) > de apresentar positivo (+) |
3- Coloque a PONTA DE PROVA no fio (azul/amarelo) ligado ao pino 56 e acione o motor de partida > o led verde (-) deve ficar oscilando durante a partida. |
4- Com MULTITESTE DIGITAL no modo frequencia comparar os dados a baixo. |
Rotação | 300 | 900 | 1500 | 3000 |
Freqüência HZ | 10 | 30 | 50 | 100 |
Para ajustar o ponto de ignição dos veículos equipados com a CFI proceda da seguinte maneira:-Dê partida no motor -Com o motor funcionando, retire o clip de regulagem do ponto de ignição-Com o uso de uma lâmpada de ponto, verifique se o ponto de ignição está de acordo com a tabela do fabricante do veiculo - se não estiver, ajuste manualmente no distribuidor, como nos veículos com carburador. |
Como funciona
Este relé é energizado ao ligar a chave de ignição pelo fio preto e alimentado pela bateria pelo fio vermelho, tendo um fuzivel de proteção de 15 Amperes entre a bateria e o relé.Ao ligar a ignição, o relé do sistema liga o positivo da bateria aos pinos 37 a 57 da centralina fio preto.O negativo é feito pelos pinos 20,40 e 60 da centralina. |
TESTANDO
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1-Com a ignição desligada, coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 30 do relé do sistema de injeção fio (vermelho) >deve apresentar positivo (+) . |
2- Com a ignição ligada e motor parado, coloque a PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pino 86 do relé fio (preto) > devem apresentar positivo (+). |
3- Com a ignição ligada e o motor parado, coloque a PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pino 85 do relé fio (marrom) > devem apresentar negativo (-). |
4-Com a ignição ligada e o motor parado, coloque a PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pino 87 do relé fio (preto/branco) > devem apresentar negativo (-). |
18-)Como testar o relé da bomba de combustivel
Como funciona
Este relé controla a passagem da corrente até a bomba de combustível fios vermelhos/amarelo, ligado ao pino 08 da centralina e sonda lambda ( resistência de aquecimento).Este relé é energisado pelo relé do sistema de injeção pelos fios pretos e alimentados ao ligar a chave de ignição A ligação da bobina interna com a massa controlada pela centralina no pino 22. Quando você liga a chave, sem ligar o motor, a bomba entra em funcionamento pôr breve tempo para preencher o sistema Se o motor não funcionar ou não for ligado a centralina desligara o relé e também a bomba de combustível.Se o motor entrar em funcionamento o relé ficara chaveado, mantendo a bomba em funcionamento. |
TESTANDO
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1-Com a ignição desligada, coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 30 do relé fio (vermelho/azul) >deve apresentar positivo (+) . |
2- Com a ignição ligada e motor parado, coloque a PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pino 86 do relé fio (preto/branco) > devem apresentar positivo (+). |
3- Durante a partida, coloque a PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pino 87 do relé fio (preto/vermelho) > devem apresentar negativo (+). |
4-Durante a partida, coloque a PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pino 85 do relé fio (amarelo) > devem apresentar negativo (-). |
19-)Como testar do interruptor de pressão da direção hidráulica.Como funciona
Este dispositivo só equipam carros com direção hidráulica. O interruptor é um trocador de liga /desliga. Durante a condução do veiculo, pressão do óleo da bomba da direção hidráulica pode ligar ou desligar o interruptor, fornecendo assim um sinal para centralina, que regula a rotação da marcha lenta . |
TESTANDO
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1-Ignição ligada, coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 46 do relé fio (marrom) >deve apresentar positivo (-). |
2- Dê partida no motor, deixe na lenta, coloque a PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pino 28 do relé fio (marrom /azul) > negativo (-). Ao movimento a direção, devem acender os dois leds algumas vezes. |
ótimo ter pessoas que compartilha-o seus manuais técnico com os outro
ResponderExcluirValeu gente boa se for possível ligue para o F:(11) 948892062 whatsapp para que eu possa fazer uma pequena observação,falar com Celso SP 26/10/2017 grato pela atenção 23:45
ResponderExcluiramigo nao entendi as medidas como no exemplo a bobina que a resistencia primaria deveria dar
ResponderExcluir1+ ou - 0.2 w
eu aprendir a medir em ohm e é 4 a 8 ohms
Boa observação, vou verificar e buscar um material com uma contra prova e publicar no blog, obrigado por visualizar.
ExcluirFormigão obrigado por partilhar conhecimento e um legado que vc deixara para muitos.
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