Essa semana precisei verificar por que a lâmpada de freio do fusca do meu pai parou de funcionar, testei quase tudo, vinha corrente no terminal da cebolinha mas não chegava até lá nas lâmpadas, vi que o fio responsável por isso estava cortado não sei como, e havia um emaranhado embolado nos soquetes da cebolinha, tentei de diversas formas ligar e achei esse jeito conforme mostrado no esquema acima, só lembrando antes de o positivo da bateria chegar na cebolinha é preciso passar por um fusível a fim de evitar danos ao chicote do fusca, bom assim resolvi o problema como o carro possui duas cebolinhas de 3 terminais deixei apenas uma ligada com funcionamento normal.
Muito bom artigo, me ajudou bastante. Parabéns.
ResponderExcluirMuito bom, porem o esquema na qual esta sendo mostrado a ligação não esta correta, pois o interruptor desses modelos de veículos que trabalham com 3 pinos devem ser ligados normalmente assim:
ResponderExcluir1 pino linha +15
1 pino linha lâmpada indicadora de luz freio painel
1 pino linha luz freio traseira.
São dois interruptores porque cada um trabalha em uma linha do sistema hidráulico do freio, ou seja:
01 interruptor para linha hidráulica dos freios dianteiros
01 interruptor para linha hidráulica dos freios dianteiros
Quando ocorre vazamento em uma das linha se perde a pressão da linha, sendo assim quando se pisa no freio a luz traseira ascende e como advertência ascende também a luz no painel, advertindo que existe alguma irregularidade no sistema de freio, isso sem contar que será também perceptível tal falha no pedal ao ser accionado.
Então se fizer a ligação da forma que esta sendo demonstrada acima e bem provável que luz de freio possa ficar acesa constante ou nem mesmo ascender, ou que a luz indicadora no painel fique acesa constante.
sergiohenrique.eletrica@gmail.com
Obrigado amigo pela informação.
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